top of page
Design sem nome.png
Missões_Rio_2023_page-0001-removebg-preview.png

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus“. – Mateus 5.13-16

 

Estamos em plena Campanha Missões Rio confiantes que podemos fazer alguma coisa para tornar a nossa cidade um lugar melhor.
O tema proposto é sugestivo – precisamos ser a luz que brilha em cada rua, em cada condomínio, em cada vila da nossa querida cidade do Rio de Janeiro.
Pessoalmente desejo viver numa cidade, e porque não dizer num Estado e País, onde reine a paz e a prosperidade. Sei que não é um desejo simples, mas expresso com sinceridade o meu sentimento.

O processo de brilhar a luz de Jesus na cidade implica necessariamente que sejamos diferentes e façamos a diferença e tenhamos como meta glorificarmos ao nosso Pai. Toda a nossa maneira de viver, todos os nossos atos, deveriam servir de proclamação da glória de Deus. Glória significa esplendor, brilho, grandeza. Jesus dá aos súditos do Reino, atribuições específicas. Jesus não pensa em seguidores, em súditos, que estejam de braços cruzados, inertes, diante das duras realidades da vida, mas sim seguidores que de maneira natural expressem o amor, a graça e a salvação do Senhor.

O desafio não é que saibamos que devemos ser luz, mas sim o de obedecer ao Senhor nessa ordem que Ele deu.
Ser luz para a cidade implica que cada um de nós seja um agente promotor de esperança.

É inegável que as pessoas nesse tempo têm vivido uma grande desesperança. Mesmo onde se pensa haver segurança, conforto, como é o caso de alguns moradores de grandes condomínios reina a desesperança. Há algo maior e mais profundo no ser humano que creio, somente Jesus pode dar e oferecer – a nós nos cabe sermos luz apontando para o nosso Salvador e para a sua salvação. Deus espera que sejamos luz para o Rio de Janeiro.

Na Bíblia a palavra luz indica salvação (Isaías 9.2). Devemos oferecer a este mundo esperança de perdão em Cristo, de salvação em Cristo, de transformação em Cristo. Ainda há esperança: Jesus Cristo. O desafio de Jesus aos seus filhos é que transformemos o mundo, e não que sejamos transformados pelo mundo (Romanos 12.2).

O que você tem feito para oferecer esperança em sua família, em sua vizinhança, em sua cidade? Fomos salvos e ainda estamos no mundo para sermos o “sim” e o “amém” de Cristo, para sermos suas mãos, sua boca, sua voz neste mundo.

A luz revela o mal, mas pode e deve preservar a cidade dele. A igreja do Senhor deve ser um antídoto contra a imoralidade, a corrupção, a desonestidade, a idolatria e toda a sorte de mal que tem crescido em nossa sociedade. É mais do que denunciar o mal, é não o praticar e incomodar com a sua vida quem o pratica.  Gosto dessa afirmação: “Tentar melhorar a sociedade não é mundanismo, mas amor; lavar as mãos diante de tudo isso, não é amor, mas mundanismo”.

Sejamos os que cooperaremos para uma cidade melhor, brilhando a luz de Jesus, agindo como filhos, sendo promotores de paz, reafirmando ou mesmo resgatando os valores da família; praticando a justiça, sendo cumpridores da nossa palavra, dos nossos tratos e etc.

 O desafio é grande. Certamente não podemos fazer tudo, mas podemos fazer alguma coisa. Façamos a nossa parte para que a Luz de Jesus brilhe em nossa cidade.

Pr. José Maria de Souza
Presidente da Convenção Batista Carioca

Enquanto Convenção Batista Carioca, enfatizamos nesta campanha projetos de evangelização em hospitais, escolas, cemitérios, presídios, unidades de socioeducação e prevenção a dependentes químicos. Entendemos que essa visão ampla de pregação e cuidado precisa estar solidificada em nossos corações.

bottom of page